Olá, meus amigos!
Estou comendo mais após a consulta! Entenda por que você sente que está comendo mais após a consulta ao nutricionista! será que, quando vamos ao nutricionista, parece que comemos mais do que antes?
Vejo essa pergunta com frequência no consultório. É muito comum as pessoas terem a sensação de estarem comendo mais depois da consulta. Se formos analisar apenas o volume, de fato, ele será maior.
Mas, quando olhamos para as refeições, percebemos que, mesmo sendo mais volumosas, elas são menos calóricas do que as refeições que meus pacientes costumavam consumir anteriormente.
E você, meu amigo, tem ideia do porquê isso acontece? Hoje vou explicar!
Antes de mais nada, quero esclarecer que existem três macronutrientes principais calculados na dieta: proteínas, carboidratos e gorduras (ou lipídios). As calorias dos carboidratos e das proteínas são de 4 calorias por grama, enquanto as dos lipídios são de 9 calorias por grama. Alimentos com mais lipídios e açúcar geralmente são mais calóricos.
Por exemplo, pense em um biscoito. Ele é basicamente composto de carboidratos. Mas você pode perguntar: “E o arroz? Ele também não é um carboidrato?” Sim, é verdade. No entanto, a concentração de água no arroz comparada ao biscoito é muito diferente.
Um biscoito tem umidade praticamente zero, enquanto o arroz é mais úmido. Ou seja, o biscoito é mais leve e denso. Assim, a mesma quantidade de biscoito carrega mais calorias do que o arroz cozido.
Por exemplo, se um paciente come seis biscoitos, isso equivale aproximadamente a 130 calorias. Já 100 g de arroz cozido também têm, arredondando, as mesmas 130 calorias. E aí entra a questão do volume: é muito mais fácil e rápido comer os biscoitos, que parecem ser volumosos, do que consumir 100 g de arroz.
Esse é apenas um exemplo de um tipo de carboidrato, onde a concentração de umidade interfere. Sem falar na associação de lipídios aos carboidratos, combinada com açúcares e outros fatores.
Quando os pacientes vêm ao meu consultório, minha meta é que comam melhor, com qualidade. Minha intenção nunca é que saiam com fome ou se privando.
Portanto, para concluir, alimentos naturais ou minimamente processados têm uma quantidade calórica muito menor do que alimentos ultraprocessados. Estes últimos podem parecer menores em volume, mas, na verdade, são verdadeiras bombas calóricas. Confie no seu nutricionista; ele está aqui para te conduzir ao sucesso!
Um abraço e até a próxima!
Conheça o nossa canal no Youtube